Home / Ver e Fazer / Património / Igrejas / IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO
PT | EN | ES
spacer
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO

Esta ermida foi mandada fazer por um certo Simão da Cruz, o qual se fez ermitão da casa que fundou, morrendo em 10 de Janeiro de 1669.
 
Teria sido construída no séc. XVII e modificada no séc. XVIII.
 
A igreja de Nossa Senhora do Carmo fica situada num lugar denominado de Senhora do Carmo, na margem direita da Ribeira da Vide, a 1300m para Nordeste de Castelo de Vide, no alto de uma pequena colina.
 
O seu conjunto é formado por três volumes; galilé, nave/capela-mor, sacristia/casas de habitação.
 
Na galilé o pavimento está a um nível inferior ao da rua. Na parede para Norte abre-se a porta de acesso à nave e duas frestas de iluminação gradeadas, para Sul rasga-se a entrada composta por dois arcos de volta perfeita separados por uma coluna de granito de grão fino, tipo dórica. Ambos os arcos apoiam-se em capitéis. A cobertura é em abóbada de berço que sai de uma cornija corrida.
 
Na nave existe um púlpito elevado de granito decorado nas três faces. Na mesma parede quase à entrada há uma pia de água benta.
 
A capela-mor é rectangular, o tecto em abóbada de berço e está pintada de azul. Na parede Norte está o altar com nichos, o central contém a Senhora do Carmo.
 
Um anexo encostado à igreja é a casa de habitação do ermitão.

Alçado