Home / Ver e Fazer / Património / Igrejas / IGREJA DE SÃO FRANCISCO
PT | EN | ES
spacer
IGREJA DE SÃO FRANCISCO

IGREJA DE SÃO FRANCISCO

A Igreja de São Francisco, foi construída no séc. XVI. Esta igreja faz parte de um conjunto conventual: o Convento de São Francisco.
 
O convento e a igreja de São Francisco ficam situados junto à EN 246-1, que conduz à Portagem, Marvão e Espanha.
 
A igreja de São Francisco é formada por cinco volumes: nave, capela-mor, altar-mor, torre sineira e sacristia (antiga igreja do Coração de Jesus?)
 
A nave é rectangular, o tecto é em abóbada de berço de tijolo rebocada e caiada de branco. Na parede Norte abre-se a porta principal rectangular, de ombreiras de granito em forma de pilastras encimadas por capitéis coríntios que suportam o peso do dintel recto, sobrepujado por um conjunto granítico decorado com aletas, no centro do qual há um nicho com imagem. Ligado a este conjunto rasga-se o janelão, em cujos extremos erguem-se dois pináculos e a meio há uma concha encimada por cruz.
 
Os quinais arrancam de bases mais largas e terminam por cornija com telhas encimadas por cruzes de Cristo.
 
A capela-mor é rectangular e coberta por abóbada de berço de volta perfeita, que arranca de uma cornija corrida, decorada em alto-relevo com losangos, florões e caixotões no estilo renascentista. Na parede Sul ergue-se o altar em telha dourada. A sacristia comunica pelo lado Este com a capela-mor.
 
O pavimento da nave é de madeira e o da capela-mor é de lajes de granito.
 
Alçado