Home / Ver e Fazer / Património / Igrejas / IGREJA DE SÃO MIGUEL
PT | EN | ES
spacer
IGREJA DE SÃO MIGUEL

IGREJA DE SÃO MIGUEL

Não sabemos dizer com precisão quando foi fundada. Sabe-se, porém, por documento existente nos arquivos da Câmara com data de 8 de Abril de 1570 que nesse dia foi datado um "Tratado de dádiva da casa de São Miguel a Nossa Senhora da Penna, e da administração, e a sua mulher Margarida Pires, em vida de ambos por tal dádiva pertencer à Câmara desta Villa".

A igreja de S. Miguel fica situada para Sudeste de Castelo de Vide em local isolado.

Esta igreja é constituída por um só volume que engloba a nave, capela-mor, sacristia e anexos que serviam de habitação ao ermitão.

A nave é rectangular, o tecto é de madeira de secção trapezoidal abatida. O arco triunfal que separa a nave da capela-mor é de volta perfeita e arranca de dois capitéis simples. Na parede Este existe um púlpito com balaustrada de finas colunas de madeira trabalhada.

A capela-mor é rectangular, o pavimento de tijolos está um pouco sobre-elevado em relação ao da nave. O tecto é de madeira e em secção trapezoidal. Na parede Sul está o altar com três nichos sem qualquer imagem.

A fachada principal está voltada a Norte, tem empena triangular simples. Abrem-se quatro vãos: a porta principal, uma pequena fresta de iluminação da nave, à esquerda da porta há uma janela e do lado direito há uma porta ogival e que dá acesso à casa do ermitão. No telhado desta casa há uma chaminé de traça moderna.
 

Alçado