Home / Ver e Fazer / Património / Igrejas / IGREJA DE SÃO ROQUE
PT | EN | ES
spacer
IGREJA DE SÃO ROQUE

IGREJA DE SÃO ROQUE

A igreja de São Roque, construída no séc. XV, teria sido reconstruída ou reparada no séc. XVIII.

A Igreja situa-se dentro do Forte de São Roque, num dos extremos da vila da Castelo de Vide.

O seu conjunto é constituído por quatro volumes: galilé, nave, capela-mor e construção anexa.

A galilé é rectangular e formada por três arcos de volta perfeita: dois voltados a Sul e um a Oeste da igreja. O pavimento está elevado em relação ao exterior.

A nave é rectangular, o tecto é em abóbada de berço que arranca de uma cornija. Na parede Oeste há um púlpito poligonal em granito trabalhado a que se tem acesso pelo compartimento anexo. Na parede Norte abre-se o arco triunfal em ogiva apoiado sobre meias colunas quadrangulares. De cada lado do arco há um nicho decorado com colunas pintadas enquadrando imagens.

A capela-mor tem forma quadrangular, na parede Norte existem três nichos com imagens: de S. Roque, de S. João e outra de S. Sebastião. Todo o altar é revestido de madeira e com colunas.

Tanto na nave como na capela-mor e na sacristia existem ainda vestígios de pinturas.

A fachada principal voltada a Sul é encimada por um frontão triangular simples em cujo vértice se ergue a sineira com sino.

A porta principal é rectangular em madeira com cantarias de granito, ladeada por duas frestas gradeadas e do lado direito há uma pia para água benta. Todo o pavimento da igreja é em tijolo o da galilé é empedrado.

Alçado