Home / Ver e Fazer / Património / Igrejas / IGREJA DE SÃO SALVADOR DO MUNDO
PT | EN | ES
spacer
IGREJA DE SÃO SALVADOR DO MUNDO

IGREJA DE SÃO SALVADOR DO MUNDO

Esta é a igreja de que se tem conhecimento ser a mais antiga de Castelo de Vide. A sua primeira edificação data dos finais do séc. XIII.
 
A igreja de São Salvador do Mundo fica situada junto à Estrada de Circunvalação, virada ao Norte de Castelo de Vide.
 
Esta igreja é constituída por quatro volumes: nave, capela-mor, altar-mor e sacristia.
 
A nave é rectangular, o tecto é a duas águas de tijolo rectangular assente sobre barrotes de madeira. Na parede Oeste abre-se a porta principal, na parede Sul abre-se uma porta de acesso exterior.
 
A capela-mor é rectangular, na parede Norte abre-se uma porta de acesso à sacristia, na do lado Oeste assenta o arco triunfal de acesso à nave, na parede Sul rasga-se uma fresta para iluminação e na do lado Este ergue-se o altar-mor.
 
O tecto é em abóbada semiesférica assente sobre quatro nervuras de secção trapezoidal, com a cruz de Malta no fecho. As nervuras arrancam de quatro mísulas de granito.
 
Todas as paredes e o tecto são cobertas de azulejos datado do ano de 1695.
 
O alçado principal voltado a Oeste termina em ângulo, em cujo vértice superior tem uma cruz de pedra cujos braços terminam em flor de liz. Ao centro abre-se a porta principal composta por duas arquivoltas de volta perfeita, de aresta viva, que arranca de duas impostas decoradas com a cruz visigótica em alto-relevo. De cada lado rasgam-se duas frestas, gradeadas, formadas por cantarias de granito.
 
No alçado Sul abre-se uma porta de acesso à nave. A porta é ogival, em cujo fecho está esculpida a face humana.
Alçado