Home / Ver e Fazer / Património / Igrejas / IGREJA DO CALVÁRIO
PT | EN | ES
spacer
IGREJA DO CALVÁRIO

IGREJA DO CALVÁRIO

Não foi possível avaliar ao certo a data da construção desta igreja. No entanto sabe-se que existia antes de 1650 como se vê no Auto de Castelo de Vide, ambos desta data, em que se assinala como estando fora das fortificações.

A igreja do Calvário está situada na vila de Castelo de Vide, na Ladeira de S. Roque.

Esta igreja é composta por seis volumes: capela-mor, adro sobre-elevado, sacristia, compartimento anexo, capela dos Passos e altar.

A capela-mor é quadrada, o tecto é em cúpula semiesférica assente sobre pendentes, na parede Noroeste abre-se a porta de acesso à sacristia, na do lado Sudeste abre-se o arco de volta perfeita de acesso ao altar sobre-elevado em relação ao pavimento da capela-mor.

O altar é em abóbada de berço que sai de uma cornija simples.

A capela dos Passos é formada por uma pequeno altar interior para depositar a imagem de Cristo Crucificado. A porta é monumental, de arco de volta perfeita formada por cantarias de granito e coroada por frontão redondo sobre qual se eleva uma cruz de pedra ladeada por dois pináculos em granito em forma de pirâmide quadrangular. Por trás da cruz ergue-se um pequeno campanário sem sino.
 

Alçado