Home / Ver e Fazer / Património / Igrejas / IGREJA DO SENHOR DO BONFIM
PT | EN | ES
spacer
IGREJA DO SENHOR DO BONFIM

IGREJA DO SENHOR DO BONFIM

Esta igreja deve ter sido construída no séc. XVIII pelo que está escrito na parte superior da porta, datada de 1766, que parece indicar o ano da sua construção.

A igreja do Senhor do Bonfim fica situada a cerca de 750 m para Oeste da vila de Castelo de Vide, num local designado por Brejo.

O conjunto é constituído por dois volumes: nave-capela-mor e sacristia. A construção é de alvenaria de pedra e cal rebocada exterior e interiormente as paredes são caiadas de branco. O pavimento de todas as divisões é de tijolo quadrangular.

A nave é rectangular e é coberta de abóbada de berço pintada, que arranca de uma cornija que corre ao longo das paredes laterais. Na parede Oeste há uma pia para água benta.

O arco triunfal que separa a nave da capela-mor é de volta perfeita. Encima a mesa do altar, um conjunto de talha dourada com três nichos: o central tem a imagem do Senhor do Bonfim; os laterais têm as imagens de S. Caetano e da Senhora da Alegria. A fachada principal é voltada a Norte com empena triangular coroada de cornija, no vértice há uma cruz de ferro cujos braços terminam em flor de liz e lateralmente dois pináculos.

A porta colocada a meio da fachada é ladeada por dois vãos e coroada por uma cornija por cima da qual se rasga um óculo de forma oval, este por sua vez encimado por três imagens em azulejo.

Alçado