Ir para conteúdo
Igrejas
Igrejas

Igreja de São João Baptista

Esta igreja foi construída no séc. XIV. Sede de uma das freguesias da vila, sabe-se que pertenceu à Ordem de Malta e era Comenda das Freiras da mesma ordem de Estremoz, que passam por ter sido as fundadoras da Igreja.

 

Situa-se entre os Largos Salgueiro Maia e João José Le Cocq. É constituída por quatro volumes: nave, capela-mor, sacristia e torre sineira.

 

A nave é retangular, o teto é de madeira de forma trapezoidal. A entrada principal comunica com a nave; a porta é formada por ombreiras e dintel retos, ladeada por duas pilastras que terminam em capitel sobre o qual assenta um álamo de que arranca em frontão interrompido. Acima do dintel duplo decorado rasga-se um janelão de arco abaulado, coroado por um frontão, cujo vértice superior é encimado por decoração em ramagens estilizadas, sobrepujadas por um óculo. Um arco de volta perfeita comunica com um compartimento que contém a pia batismal no centro.

 

A capela-mor é retangular e a cobertura é em abóboda de berço que arranca de uma pequena cornija.

 

Tem uma torre sineira de planta rectangular com janelões sineiros, cúpula cónica e a cada um dos quatro cantos elevam-se 4 pináculos.