Ir para conteúdo
Igrejas
Igrejas

Igreja de Santiago Maior

Esta igreja terá sido construída no séc. XVI e situa-se na Carreira de Santiago - Estrada de Circunvalação.

 

A igreja é constituída por dois volumes: nave/capela-mor e arrecadação/torre sineira. A nave é trapezoidal; na parede Sul abre-se a porta principal, encimada por um janelão para iluminação; do lado direito da porta há uma pequena pia de granito para água benta.

 

Na parede Norte abre-se o arco triunfal de volta perfeita. Do lado esquerdo (lado do Evangelho), encontra-se o altar de Nossa Senhora do Amparo em talha pintada, com colunas caneladas, encimadas por capitéis coríntios. Do lado da Epístola encontra-se o púlpito e erguem-se o altar de Cristo Crucificado em alvenaria de pedra e cal rebocada e pintada, e a capela de Santo António, em cuja parede Sul há um pequeno vão com uma pia batismal redonda. Ainda nesta parede há vestígios do antigo altar de São Gregório.

 

Na capela de Santo António há uma laje sepulcral de granito.

 

A capela-mor é quadrangular, coberta por uma cúpula com quatro nervuras. Toda a capela é revestida de azulejos. Na parede Norte ergue-se o altar-mor em talha com três painéis pintados a óleo sobre madeira e as imagens da Senhora do Livramento ao centro, S. Mateus à esquerda e S. João à direita.

 

A fachada principal, voltada a Sul, termina em ângulo, encimado por uma cruz. Do lado direito ergue-se a torre sineira, os dois vãos que ainda estão abertos têm sinos da fábrica lisboeta dos finais do séc. XIX. A torre é encimada por uma pirâmide hexagonal.

 

Na parede Este, incrustada, tem a Fonte de Santiago.