Igreja de São Salvador do Mundo
A Igreja de São Salvador do Mundo fica situada junto á Estrada de Circunvalação, virada a Norte.
É considerada a igreja mais antiga de Castelo de Vide. Calcula-se que a sua primeira edificação data dos finais do séc. XIII. É constituída por quatro volumes: nave, capela-mor, altar-mor e sacristia. O teto é de duas águas de tijolo retangular assente sobre barrotes de madeira. Na parede Oeste abre-se a porta principal; na parede Sul abre-se uma porta de acesso exterior.
A capela-mor é retangular; na parede Norte abre-se uma porta de acesso à sacristia; na do lado Oeste assenta o arco triunfal de acesso à nave; na parede Sul rasga-se uma fresta para iluminação; e na do lado Este ergue-se o altar-mor.
O teto é em abóbada semiesférica assente sobre quatro nervuras de secção trapezoidal, com a cruz de Malta no fecho. As nervuras arrancam de quatro mísulas de granito. O teto e as paredes são cobertas de azulejos datados de 1695 e representam “A fuga para o Egipto”.
O alçado principal voltado a Oeste termina em ângulo, em cujo vértice superior tem uma cruz de pedra, cujos braços terminam em flor de lis. Ao centro abre-se a porta principal, composta por duas arquivoltas de volta perfeita, de aresta viva, que arranca de duas impostas decoradas com a cruz visigótica em alto-relevo. De cada lado rasgam-se duas frestas, gradeadas, formadas por cantaria de granito.
No alçado Sul abre-se uma porta de acesso à nave. A porta é ogival, em cujo fecho está esculpida uma face humana.