Igreja do Calvário
Não é possível avaliar a data de construção desta igreja. No entanto, sabe-se que existia antes de 1650, como se vê no Auto de Castelo de Vide, desta data, em que se assinala como estando fora das fortificações.
A igreja do Calvário está situada na Ladeira de São Roque. É composta por seis volumes: capela-mor, adro sobre-elevado, sacristia, compartimento anexo, capela dos Passos e altar.
A capela-mor é quadrada, o teto é em cúpula semiesférica assente sobre pendentes. Na parede Noroeste abre-se a porta de acesso à sacristia; na do lado Sudeste abre-se o arco de volta perfeita de acesso ao altar sobre-elevado em relação ao pavimento da capela-mor. O altar é em abóbada de berço que sai de uma cornija simples.
A capela dos Passos é formada por um pequeno altar interior para depositar a imagem de Cristo Crucificado. A porta é monumental, de arco de volta perfeita formada por cantarias de granito e coroada por frontão redondo sobre o qual se eleva uma cruz de pedra ladeada por dois pináculos, em granito, em forma de pirâmide quadrangular. Por trás da cruz ergue-se um pequeno campanário sem sino.