Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Esta ermida foi mandada fazer por um certo Simão da Cruz, o qual se fez ermitão da casa que fundou, morrendo em 10 de janeiro de 1669. Terá sido construída no séc. XVII e modificada no séc. XVIII.
A Igreja de Nossa Senhora do Carmo fica situada no lugar denominado Senhora do Carmo, na margem direita da Ribeira da Vide, a 1300m para Nordeste da vila.
O seu conjunto é formado por três volumes: galilé, nave/capela-mor, sacristia/casas de habitação. Na parede Norte, abre-se a porta de acesso à nave e duas frestas de iluminação gradeadas; para Sul rasga-se a entrada, composta por dois arcos de volta perfeita, apoiados em capitéis, e separados por uma coluna de granito de grão fino, tipo dórica.A cobertura é em abóbada de berço que sai de uma cornija corrida.
Na nave existe um púlpito elevado de granito decorado nas três faces. Na mesma parede, quase à entrada, há uma pia de água benta.
A capela-mor é retangular, o teto em abóbada de berço e está pintada de azul. Na parede Norte está o altar, com a senhora do Carmo ao centro.
Um anexo encostado à igreja é a casa do eremitão.