Ir para conteúdo
Igrejas
Igrejas

Igreja de São Miguel

A igreja de São Miguel fica situada para Sudeste de Castelo de Vide em local isolado.

 

Não se sabe a data concreta da sua fundação. Sabe-se, porém, por documento existente nos arquivos da Câmara com data de 8 de Abril de 1570, que nesse dia foi realizado um “Tratado de dádiva da casa de São Miguel, a Nossa Senhora da Penna, e da administração, e a sua Mulher Margarida Pires, em vida de ambos por tal dádiva pertencer à Câmara desta villa”.

 

Esta igreja é constituída por um só volume que engloba a nave, capela-mor, sacristia e anexos que serviam de habitação ao ermitão. A fachada principal está voltada a Norte, tem empena triangular simples. Abrem-se quatro vãos: a porta principal, uma pequena fresta de iluminação da nave, à esquerda da porta há uma janela e do lado direito há uma porta ogival e que dá acesso à casa do ermitão. No telhado desta casa há uma chaminé de traça moderna.

 

A nave é retangular e o teto é de madeira de secção trapezoidal abatida. O arco triunfal que separa a nave da capela-mor é de volta perfeita e arranca de dois capitéis simples. Na parede Este existe um púlpito com balaustrada de finas colunas de madeira trabalhada.

 

A capela-mor é retangular. O pavimento de tijolos está um pouco sobrelevado em relação ao da nave. O teto é de madeira e em secção trapezoidal. Na parede Sul está o altar com três nichos sem qualquer imagem.