Ir para conteúdo
Personalidades

Ventura Porfírio

Nasceu em Castelo de Vide no ano de 1908. Após alguns contratempos, regressa finalmente à Escola das Belas Artes em Lisboa, onde é aluno atento e aplicado. Após a morte do seu pai, ganhou da parte do Grémio de Ação Municipal uma bolsa que lhe possibilitou reiniciar os seus estudos de pintura na Escola de Belas Artes do Porto. Estudou em Madrid, Paris e Bruxelas.

Foi conservador do Palácio Nacional de Queluz durante 35 anos (1938-1973).

A ele se devem várias “obras” em Castelo de Vide (Jardim Gonçalo Annes de Abreu, vulgo, Jardim Pequeno; Jardim e Miradouro Penedo Monteiro; Fonte da Sr.ª da Penha; Salão Nobre dos Paços do Concelho de Castelo de Vide).

Quatro anos após a sua morte, José Luís Porfírio, seu filho, com o apoio da Câmara Municipal, organiza uma exposição que pretende acentuar três momentos intensos de trabalho criativo: no coração dos anos trinta, enquanto bolseiro em Madrid, Paris e Bruxelas (1934/1937); nos anos 1958 a 1967, com a experiência abstrata e a intensíssima produção de desenho; e entre 1983 a 1989, com o trabalho que se encontra no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Castelo de Vide.

Ainda sobre a exposição, foi pensada de forma a, primeiro, ilustrar o percurso artístico, os seus trabalhos e formação, o realismo expressionista fortemente marcado pela influência de Vasques Dias, e a estadia em Madrid completada pelo conhecimento dos expressionistas belgas aquando da sua permanência em Bruxelas; segundo, experiências abstratas entre 1958-68; e, por último, Castelo de Vide entre 1983-1990.

Faleceu em 1998 e está sepultado em Castelo de Vide.