Museu Templário da Comendadoria de Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas
Este museu situa-se na localidade de Póvoa e Meadas, concelho de Castelo de Vide. Localiza-se na Igreja da Misericórdia, na actual sede da Comendadoria de Nossa Senhora da Graça.
Breve introdução sobre os Templários
Em tempos de Reconquista, em que os reis tinham o auxílio das Ordens Militares que saíam a combater a mourama e a espalhar a fé cristã, surge a Ordem Militar dos Pobres Cavaleiros do Templo de Salomão, mais vulgarmente conhecidos como a Ordem do Templo, monges que combinavam a vertente religiosa com a vertente guerreira.
Instalada em Portugal em 1128, por D. Teresa, depressa se tornam nos monges guerreiros nos quais os nossos reis se apoiariam durante séculos.
Em troca, estes monges-cavaleiros seriam agraciados com vastas regiões vulgarmente despovoadas com a condição de serem desenvolvidas e povoadas.
Assim, além das doações de D. Afonso Henriques com a região da Egitânia e da Cardosa e a doação de D. Sancho I com a enorme Herdade de Açafa, encontramos o centro de Portugal repleto de Comendadorias Templárias.
Desta herdade faziam parte o actual território de Idanha, Vila Velha Rodão, Castelo Branco, tendo como fronteira o rio Ponsul, o concelho de Proença-a-Nova e parte do concelho de Oleiros.
A sul era composto pelos concelhos de Nisa, Marvão e Castelo de Vide, entrando em território actualmente espanhol, entre os rios Sever e Salor sendo a Comendadoria de Alpalhão de alguma importância.
De qualquer das formas as comendadorias respondiam perante a casa-mãe: Tomar.